segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Um pouco sobre Fertilização in vitro



Em termos mais científicos, por assim dizer, a Fecundação In Vitro consiste na técnica de fecundação extracorpórea na qual o óvulo e o espermatozoide são previamente retirados de seus doadores e são unidos em um meio de cultura artificial localizado em vidro. É indicada quando a mulher ou o homem sofre de um tipo de infertilidade grave que outras técnicas mais simples, como a Inseminação Artificial, já não podem resolver.
Atualmente a técnica se mostra cada vez mais importante para aqueles que sonham em ter um filho. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), das sete bilhões de pessoas no planeta, quatro milhões nasceram após 1978 por meio da fertilização in vitro. Isso representa um aumento de 15% na procura pelo tratamento nos últimos anos. Mas os números não param ai, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, no Brasil, aproximadamente 11 milhões de pessoas apresentam problemas de infertilidade ao longo da vida. Por ano, 100 mil pessoas procuram a fertilização in vitro. Destas, apenas 1/4 consegue fazer o tratamento.
Mas o tratamento é caro! Quem não tem dinheiro para fazer um tratamento, que pode custar até R$50 mil por tentativa, tem uma alternativa mais viável - o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, em alguns hospitais conveniados ou universitários. Mas as vagas são limitadas e, em alguns, apenas parte dos custos é coberta pelo governo. 
Nos hospitais onde todo o tratamento é de graça, a fila de espera varia de três a seis anos. O telefone para obter informações sobre os centros de reprodução pública mais próximos é o 136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário